O eucalipto, cujo nome científico é Eucalyptus globulus Labill, é uma planta com propriedades medicinais. Por isso, é muito utilizado como medicamento fitoterápico por diversas culturas em todo o mundo. É mais utilizado e conhecido pela sua eficácia no tratamento das infecções respiratórias como gripes, resfriados, rinites, sinusites.
Isso acontece devido a sua ação expectorante, antisséptica, anti inflamatória, antimicrobiana e mucolítica. As suas propriedades devem-se à presença de compostos como o eucaliptol (1,8 cineol), o limoneno e o pineno. O eucalipto pode ser utilizado na forma de infusão, inalação, óleo, tintura, cápsulas, xarope. O eucalipto vai ajudar a deixar as secreções mais fluidas , portanto mais fáceis de expelir. Isso acontece porque ele tem a capacidade de quebrar as proteínas presentes no muco, ou seja possui uma ação mucolítica. O
seu principal óleo essencial, o eucaliptol ( 1,8 cineol) presente nas suas folhas possui uma ação vasodilatadora que vai ajudar a expandir os brônquios. Também age sobre o surfactante pulmonar e sobre o movimento ciliar das vias aéreas, facilitando a expectoração. Essa vasodilatação das vias respiratórias vai beneficiar também as narinas e os seios nasais facilitando a respiração.
Suas propriedades anti bactericidas vão impedir o crescimento e a proliferação de bactérias. São estes agentes infecciosos que, se não forem combatidos, fazem uma simples gripe evoluir rapidamente para uma pneumonia.
A folha de eucalipto é venenosa?
Muitas pessoas perguntam se as folhas não são venenosas. Na verdade, como vimos, a folha do eucalipto é bastante estudada e reconhecida pelas propriedades medicinais. O principal princípio ativo presente na folha é um óleo conhecido como eucaliptol.
Porém, para obter benefícios medicinais é muito importante fazer o uso correto.
A primeira coisa é: jamais utilizar folhas sem higienizar, pois poderá inalar esporos de fungos presentes naturalmente na planta. Segundo: obedeça sempre às quantidades recomendadas para evitar a toxicidade. O fato de ser medicinal e natura não quer dizer que pode ser usada de qualquer forma.
Como utilizar o eucalipto
Podemos fazer uso medicinal do eucalipto na forma de inalação, chás, xaropes, óleos essências. veja alguns exemplos de uso seguro do eucalipto. Não deixe de ler também as contraindicações que estão logo abaixo para saber se pode ou não usar.
Inalação com as folhas de eucalipto
Ingredientes
6 folhas de eucaliptos higienizadas
Um litro de agua
Como fazer
Ferva um litro de água. Adicione seis folhas de eucaliptos bem lavadas. Atenção este passo é muito importante principalmente se acabou de coletar as folhas no campo. Aspire o vapor duas a três vezes ao dia. Esta inalação ajuda a descongestionar a fluidificar as secreções .
Modo de usar:
Colocar uma toalha cobrindo a cabeça e o recipiente para absorver os vapores.
Dica importante: Higienizar as folhas evita a contaminação por esporos de fungos que possam estar presentes nas folhas.
Chá de Eucalipto
Ingredientes:
2 colheres de sopa de eucalipto higienizadas e picadas
um litro de água fervente.
Modo de preparo:
Ferva um litro de água. Acrescente duas colheres de sopa de folhas secas e picadas. Tampe e deixe descansar por dez minutos para que os princípios medicinais sejam extraídos das folhas.
Modo de usar:
Tomar duas a três xícaras ao dia.
Dica importante: Quanto mais picadinhas forem as folhas, mais princípios ativos serão libertados.
Óleo essencial de eucalipto
No trato respiratório, o óleo essencial demonstrou ter uma ação descongestionante e anti séptica. Nos tecidos musculares tem um ação anti inflamatória. É calmante e anti séptico quando utilizado na epiderme, camada mais superficial da pele. O princípio ativo do óleo essencial é o eucaliptol. Pode ser utilizado para sinusites, alergias e rinites
Como utilizar:
No difusor: utilize cinco gotas como um pouco de água diariamente.
Inalação: pingue uma a duas gotas em um lenço limpe e inale diretamente algumas vezes por dia. Ou ainda adicione 5 a 6 gotas em uma recipiente com um litro de água fervente e faça a inalação cobrindo a cabeça e o recipiente com uma toalha.
Aplicação direta: Não deve ser aplicado diretamente na pele pescoço, orelhas, costas, região peitoral) mas diluído em outro óleo base como o de amêndoas ou coco. Use 2 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa do vegetal que servirá de base.
Contra-indicações do eucalipto:
É seguro usar o eucalipto desde que não haja contra indicações como alergias a substâncias presentes no eucalipto e desde que se respeite as doses de segurança.
Chás e inalações de eucaliptos não estão indicados para grávidas e crianças abaixo de 12 anos. O uso do eucalipto não é recomendado para pessoas asmáticas (asma seca).
Quem tem problemas de fígado e vesícula também deve evitar o uso do chá de eucalipto. De igual maneira, pessoas que fazem uso de medicamentos diários devem consultar o médico, pois o chá alecrim pode interagir com determinado medicamento diminuindo ou potenciando os seus efeitos.
É muito importante saber que como qualquer outra substância, o eucalipto deve ser utilizado na dose certa. É ingenuidade acreditar que uma substância natural faz bem à saúde. Sim, é verdade, mas lembre-se que o que faz a diferença entre o veneno e o medicamento é a quantidade utilizada independente do medicamento ser natural ou sintético. O uso indevido pode causar transtornos respiratórios piorando o quadro ao invés de melhorar, sonolência, vômitos e perda de consciência.
Referências:
Shala, A.Y.; Gururani, M.A. Phytochemical Properties and Diverse Beneficial Roles of Eucalyptus globulus Labill.: A Review. Horticulturae 2021, 7, 450. https://doi.org/10.3390/horticulturae7110450
Patil, Vishin A., and S. A. Nitave. “A review on Eucalyptus globulus: A divine medicinal herb.” World journal of pharmacy and pharmaceutical sciences 3.6 (2014): 559-67.
Bachir, Raho G., and Mechaal Benali. “Antibacterial activity of the essential oils from the leaves of Eucalyptus globulus against Escherichia coli and Staphylococcus aureus.” Asian Pacific journal of tropical biomedicine 2.9 (2012): 739-742.
Hayat, Umer, et al. “A review on Eucalyptus globulus: a new perspective in therapeutics.” Int. J. Chem. Biochem. Sci 8 (2015): 85-91.