Por que não fazermos doces caseiros que não levam açúcar e se conservam por meses fora da geladeira. Parece difícil, mas é fácil de fazer. E desta forma podemos ter doces saudáveis, sem adição de açúcar e sem conservantes químicos.
Além disso, ao fazer em maior quantidade, poupamos tempo e dinheiro. Podemos fazer para nosso consumo pessoal ou mesmo dar de presente. Pode até ser um ótimo negócio para quem quer ganhar um dinheiro extra: vender doces caseiros, artesanais e saudáveis.
Os doces caseiros podem ser consumidos de forma variada. Colocar sobre torradinhas ou panquecas tipo geleia, podem servir de recheio para tortas e tartes, ser adicionado ao iogurte natural ou kefir ou até mesmo ser consumido puro como uma sobremesa ou lanche saudável.
Dicas importantes
O segredo para fazer doces caseiros sem açúcar é utilizar frutas que sejam naturalmente doces e densas, como por exemplo maçã e banana.
Frutas muito ácidas ou de sabor mais azedo naturalmente precisarão de adição de açúcar. E se soltarem muito água será difícil atingir a consistência desejada. Alguns tipos de ameixas por exemplo não são indicadas. Neste caso, podemos avaliar observando a consistência e provando a fruta.
Outra dica importante que vai ajudar tanto na conservação quanto acentuar o sabor doce são as especiarias: canela, cravinho, noz moscada, etc. Aqui em casa gostamos de fazer por exemplo doce de maçã com muita canela e também com pouca, usufruindo das variações e sabores com mais ou menos especiarias. Além disso, as especiarias são medicinais e por isso enriquecem as receitas.
Fazer doces caseiros também é uma excelente forma de aproveitar as frutas da época ou as promoções na frutaria, pois é importante que as frutas estejam bem madurinhas.
No nosso quintal temos três pés de maçã e fazendo os doces conseguimos aproveitar ao máximo as nossas frutas. As bananas também nunca se perdem, pois quando já estão com as casca escura, mas ainda boas por dentro, estão no ponto certo para fazer doces. Quanto mais madura a fruta, maior será o seu teor de açúcar.
Os doces se conservam naturalmente fora da geladeira pela técnica de envasamento que consiste em retirar o vácuo. Vamos detalhar cada processo agora da forma como fazemos aqui em casa.
O que vamos precisar para os nossos doces caseiros
Fruta da época da sua escolha – desde que seja doce e densa, caso deseje fazer sem açúcar.
Especiarias da sua preferência
Potes de vidro e tampas metálicas devidamente esterilizados.
Como esterilizar corretamente os potes
Lave bem os potes de vidro e as tampas metálicas.
Coloque uma panela grande com água que cubra os potes ou pelo menos esteja no nível próximo da borda.
Vire potes com a boca para baixo ou coloque deitados e deixe ferver por cinco minutos.
Use um pegador para retirar da panela e coloque com a boca para cima na superfície em que serão envasados.
Forre a área com um pano de prato grosso para evitar de colocar os potes em superfície fria, pois podem se partir devido ao choque térmico. Não toque com as mãos nas tampas nem na boca dos potes para não contaminar.
Não jogue fora a água, pois ela será novamente utilizada, depois que os doces forem envasados.
Modo de fazer os doces:
Corte a fruta e coloque na panela, preferencialmente, que tenha um fundo que não grude.
Acrescente as especiarias que achar conveniente na combinação e na quantidade que desejar. Maçãs, peras, ameixas, por exemplo, podem ser cozidos com cascas desde sejam biológicos. Maçã combina bem com canela e cravinho. Banana fica bem com canela, cravinho e noz moscada. Ameixa e pêssego ficam bem com cravinhos, etc. Enfim, cada um é livre de fazer as combinações que desejar experimentar.
Deixe cozer lentamente e vá mexendo para não grudar. Se precisar acrescente um pouquinho de água no início do processo, mas uma vez tampadas, elas formarão água necessária para cozer seja da própria fruta ou mesmo do vapor que se forma.
Você definirá o ponto ideal do seu doce caseiro. Por exemplo, pode cozer até que se desmanche e fique tipo um purê, pode preferir deixar os pedaços, pode querer que tenha um tom mais dourado ou não.
Como conservar os doces caseiros fora da geladeira
Para conservar temos que seguir corretamente a técnica de envasar.
Coloque o doce ainda quente nos potes. Feche bem fechado. Não toque com os dedos na parte interna da tampa.
Mergulhe os doces já envasados imediatamente na mesma água que esterilizou os potes.
A água deve cobrir os potes até um pouco acima da metade da altura dos frascos. Deixe ferver por mais cinco minutos.
Ao final retire da água, com cuidado para não se queimar e deixe descansar e esfriar emborcados ou seja com a tampa para baixo. Depois disso guarde na sua despensa ou armário e abra quando precisar.
Ao abrir a tampa pela primeira vez, observe que faz um barulhinho tipo click – justamente pelo vácuo que se formou e que garante a segurança do produto. Depois de aberto mantenha na geladeira ou frigorífico e consuma em no máximo em até uma semana.
E se quiser colocar açúcar ou fazer doces com frutas mais ácidas e suculentas?
Nada lhe impede de querer fazer doces que levam açúcar de adição ou acrescentar uma quantidade mínima de açúcar se achar que não ficou doce o suficiente. Ainda assim, o seu doce será melhor e mais saudável do que os doces industrializados.
Neste caso, sugerimos que use açúcar amarelo, demerara, mel que vai acrescentar nutrientes ou outro ingrediente adoçante. Porém evite o açúcar branco ou refinado.
No caso das frutas com muita água, uma solução natural para engrossar seria acrescentar a sementes de chia, pois além de atuar como espessante acrescentaria ainda mais nutrientes ao preparado.
Quanto tempo dura os doces caseiros em conserva?
Não saberia dizer tecnicamente quanto tempo elas duram, por isso falo apenas da minha experiência.
Geralmente o que se diz é que se as compotas forem feitas com açúcar de adição irão durar mais de um ano.
No nosso caso, preferimos as naturais, sem adição de açúcar e já utilizamos por mais de 4 meses. Não porque estragaram mas porque foi o tempo em que a quantidade que fizemos durou na dispensa. Lembrando que a adição de especiarias também ajudará na conservação do doce ou compota.