Camomila ou Matricaria chamomilla é um dos mais conhecidos e populares remédios naturais. Originária do sul e leste da Europa, norte da África e oeste da Ásia, é largamente utilizada, devido às suas propriedades medicinais.
A parte utilizada são as inflorescências. É possível encontrar a planta para uso em forma de pomada, extrato, óleo, folhas e flores secas. Essa planta possui muitos benefícios e é utilizada tanto para fins terapêuticos como para finalidades cosméticas.
Para que serve a camomila?
A camomila serve para o tratamento de vários problemas de saúde como rinite alérgica, inflamações, espasmos musculares, distúrbios menstruais, insônia, úlceras, lesões, distúrbios intestinais e reumatismo.
Além disso, o seu óleo essencial é utilizado na preparação de cosméticos. Ele é feito a partir da maceração das flores da camomila. Já na aromaterapia serve para produzir bem estar tanto físico quanto psicológico na pessoa.
Qual a composição da planta?
A camomila contém óleo essencial que é camazuleno, matricina, alfa-bisabolol, um significante anti-inflamatório.
Além desses compostos contém umbeliferona, farnesol, nerolidol, aminoácidos, flavonóides do tipo luteolina, apigenina e quercetina com ação antioxidante, anti-inflamatório e anti-tumorais.
Cada uma dessas substâncias produz um benefício para saúde, por exemplo, a umbeliferona é um aromatizante que produz bem estar, já o nerolidol é uma substância hidratante que serve para peles ressecadas e envelhecidas.
Benefícios da Camomila
Conheça os principais benefícios de utilizar a camomila.
1. Ajuda a Aliviar o Estresse
A maneira mais comum de utilização da planta é na preparação de chá, pois os seus compostos ajudam a reduzir os níveis de estresse. A erva ajuda a melhorar a relaxar e melhorar o sono e ainda reduzir a ansiedade, melhorando assim, o humor de quem o consome a bebida. Essa preparação também serve para diminuir o desconfortos estomacais como a queimação. Além disso, o chá é antioxidante e anti-inflamatório. Assim, uma xícara de chá antes de dormir, ou três vezes ao dia pode auxiliar na redução desses problemas.
2. Pode Aliviar a Dor
Por possuir propriedades anti-inflamatórias naturais, analgésicas, calmantes e relaxantes, o chá pode ajudar no alívio de dores musculares e articulações.
3. Ajuda a Prevenir o Refluxo Ácido
O chá de camomila também é conhecido por ajudar a reduzir o refluxo ácido, por isso, beber um copo antes das refeições ajuda a reduzir os sintomas da doença. Também possui propriedades digestivas.
4. Clarear o cabelo
Devido a compostos naturais como o azuleno e a apigenina , na camomila é usada popularmente para clarear o cabelo. A tonalidade clara se adquire através da aplicação diária do chá concentrado diretamente na raiz do cabelo, para que atuem sobre os pigmentos capilares, até que se adquira a colocação desejada. O efeito é mais visível nos cabelos castanhos claros.
Como Preparar Chá de Camomila?
O chá de camomila é bastante fácil de preparar.
Coloque uma a duas colheres de chá das flores secas em uma xícara e despeje água fervendo. Espere de 10 a 15 minutos para deixar a infusão pronta.
Camomila: contra indicações e efeitos colaterais
Apesar da camomila tratar de diversos problemas de saúde, se consumida em excesso pode provocar paralisia nos músculos do aparelho digestivo, útero e bexiga.
Os efeitos colaterais podem ser náuseas, vômitos e diarreia.
Caso seja alérgico a algum componente da planta, não a utilize.Há registros de reações alérgicas em pessoas, sobretudo em indivíduos que possuem alergia a outras plantas da mesma família como crisântemos e milefolium.
Pessoas em execução de trabalhos perigosos ou de condução devem evitar o uso da camomila uma vez que precisam estar em estado de alerta. Sabemos que a planta tem um efeito sedativo.
Mulheres grávidas também não devem fazer uso da camomila.
Interações medicamentosas
Quem toma anticoagulantes não deve usar a planta, pois potencializa o efeito dessa medicação.
A camomila também pode potencializar o efeito dos ansiolíticos.
Bibliografia:
Hartmann, Katia Cristina, and Sideney Becker Onofre. “Atividade antimicrobiana de óleos essenciais da camomila (Matricaria chamomilla L.).” Saúde E Pesquisa 3.3 (2010).
Magalhães, Carla Brígida Teixeira, et al. “Avaliação in silico da atividade ansiolítica de compostos do extrato de camomila (Matricaria recutita) nos receptores GABAa humanos.” Journal of Health & Biological Sciences 10.1 (2022): 1-8.
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paula. “Plantas Medicinais e fitoterápicos.” 4ºedição.2019. Disponível em: https://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf. Acesso em: 2 Fev. 2023.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Formulário de Fitoterápicos. Farmacopéia Brasileira. 2º edição. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf. Acesso em: 2 Fev. 2023.