Quando o assunto é gastrite e bebidas muitas pessoas tem dúvidas. Quem tem gastrite pode tomar leite ou café? Neste post, quero falar sobre 7 bebidas que pioram a gastrite. Mas antes de entrar neste assunto, vamos entender a gastrite.
Gastrite, de forma resumida, é a inflamação da mucosa do estômago. Ocorre devido a um desequilíbrio entre os mecanismo de proteção e de agressão da mucosa. Ou seja: muco protetor X ácido gástrico.
Pode provocar sintomas como queimação, refluxo, enfartamento, náuseas, vômitos e dor leve, moderada ou intensa.
A alimentação influencia tanto na gestão da gastrite crônica quanto no tratamento da gastrite aguda. Pode minimizar ou exacerbar os sintomas.
A boa notícia é que, dependendo da causa e da evolução do caso, a gastrite pode ser curada.
Na grande maioria das vezes, a causa da gastrite é bacteriana, por H. Pylori, ou medicamentosa – devido ao uso de remédios para dor e a inflamação da classe dos Antiinflamatórios Não Esteróides (AINES).
Para tratar a gastrite, além de medicamentos prescritos pelo médico, a alimentação é fundamental. Isto porque vai ajudar a desinflamar e a cicatrizar lesões.
Porém além de fazer uso dos alimentos que favoreçam a cura, é necessário evitar, temporariamente, os alimentos que agridem a mucosa e que aumentam a produção de ácido clorídrico.
Dentre os alimentos, vamos listar aqui sete bebidas que devem ser evitadas, pois pioram o quadro de gastrite. São elas:
Café
O café, mesmo descafeinado, promove o aumento de ácido clorídrico que vai contribuir para irritar a mucosa do estômago e do intestino. Caso não consiga ficar sem café, evite tomar o cafezinho isolado.
Bebidas alcoólicas
Quando o assunto é gastrite e bebidas, os profissionais de saúde são unanimes: o álcool, mesmo em pequenas quantidades, não devem ser utilizado. Isto porque aumenta a irritação e a inflamação da mucosa e piora o quadro da gastrite.
Além disso, o álcool reduz a pressão do esfíncter inferior do esôfago, uma espécie de válvula que conecta o esôfago ao estômago, o que aumenta o refluxo.
Portanto quem tem gastrite crônica ou está em tratamento deve evitar ou suspender tanto as bebidas alcoólicas fermentadas, como cerveja e vinho, quanto as destiladas.
Refrigerantes de cola
Os refrigerantes de cola tem um ph em torno de 2,5, ou seja são bastantes ácidos e irritativos da mucosa gástrica.
Na verdade, refrigerantes em geral vão agredir a mucosa gástrica, pois além de serem ácidos , possuem outros ingredientes que contribuem para a irritação como os corantes e saborizantes.
Leite
Muita gente acredita que o leite, uma bebida levemente ácida (pH 6,5), pode aliviar os sintomas de gastrite. Isto porque ele reduz a sensação de queimação no primeiro momento, mas depois que começa a fermentar piora os sintomas da gastrite.
Isto acontece devido a presença da caseína, uma proteína que o corpo não consegue digerir facilmente, o que obriga o organismo a liberar mais ácido clorídrico.
Além disso, muitas pessoas têm intolerância à lactose e não sabem. Neste caso, o consumo do leite contribui para gerar ainda mais desconfortos e gases e aumentar a inflamação.
Suco ácidos
Dentre a bebidas que pioram a gastrite, temos os sucos ou sumos de frutas ácidas como abacaxi, maracujá, acerola. Por serem ácidos, eles contribuem para a irritação da mucosa gástrica.
Mas e se tiverem adoçados? Bom, o paladar terá mudado e a percepção da acidez será alterada, mas continuará presente. Isto porque o açúcar não tem propriedades químicas para neutralizar o ácido.
E o sumo limão? O limão apesar de ser uma fruta ácida possui substâncias que ajudam a proteger e recuperar a mucosa gástrica, pois estimula a produção de muco.
Quem tem gastrite, deve usar o limão, em pequenas quantidades, diluído em água, apenas após as refeições.
Não é interessante tomar mais que um copo, pois vai na verdade diluir o suco gástrico e dificultar a digestão, provocar a fermentação e, consequentemente, mais acidez e desconforto.
Chá preto, verde e chá mate
Estes chás também são desaconselhados nos quadros de gastrite por conterem cafeína por isso estimulam a produção de ácido clorídrico o que aumenta a irritação da mucosa gástrica e contribui para exacerbar o quadro da gastrite.
Bebidas achocolatadas
Os dois ingredientes básicos das bebidas achocolatadas, são leite e chocolate. Ambos contribuem para irritar a mucosa gástrica já inflamada. Como já vimos anteriormente, a caseína, proteína presente no leite, levará a necessidade de maior libertação de ácido clorídrico para sua digestão.
Da mesma forma o chocolate, pois contém cafeína e gordura, ambos estimulam a libertação de mais ácido clorídrico.
Se o achocolatado for industrializado, ainda poderá conter outras substâncias irritantes. Uma destas, por exemplo, é a carragenina ou (E407), um aditivo alimentar utilizado como ingrediente estabilizante em muitos achocolatados.