Acupuntura: o que é, benefícios e tratamento

Sumário

A acupuntura é uma técnica da Medicina Chinesa (MTC), que trata diversas doenças . A MTC é uma das mais antigas formas de medicina no mundo. Sua origem data de 5000 mil anos na China.

Embora possa ser feita de diversas maneiras, a forma mais conhecida e tradicional de acupuntura consiste na aplicação de pequenas e finíssimas agulhas em pontos específicos no corpo humano denominados de meridianos.

O objetivo da acupuntura é corrigir desequilíbrios energéticos concentrados nesses pontos e que são responsáveis pelos sintomas da dor ou problemas relacionados a órgãos e sistemas. A acupuntura não se baseia em protocolos, por isso requer um conhecimento da Medicina Chinesa, cuja lógica é completamente diferente da medicina ocidental.

 

acupuntura trata diversas doenças com sucesso
A acupuntura  traz muitos resultados com destaque para dor crônica. Imagem: Katherine Hanlon /Unsplash.

Tipos de acupuntura

  • Acupuntura tradicional

É a forma mais popular e envolve a aplicação de agulhas em aço inoxidável finíssimas no cropo em pontos sobre os meridianos ou nao (pontos extras). As pessoas permanecem sentadas ou deitadas, com  agulhas  inseridas no corpo entre 10 a 20 minutos.

  • Acupuntura auricular

Esta prática é feita na orelha e é conhecida como auriculoterapia.  Consiste na aplicação de agulhas finíssimas e muito pequenas em pontos específicos da orelha. Pode-se utilizar também sementes de mostarda ou esferas de metal em substituição das sementes. De acordo com a Medicina Chinesa, corresponde a um feto invertido,  pronto para sair do útero da mãe. Temos nesta zona mais de 200 pontos que representam todos os órgãos, sistemas,  membros e vísceras.  É importante ressaltar que alguns autores não consideram a auriculoterapia como sendo  um forma de acupuntura Na minha prática clínica uso  sempre e considero sim como uma técnica de acupuntura.

  • Moxabustão

É uma técnica da acupuntura que consiste no uso de calor em pontos específicos. Podemos usar  a moxa em um cone sobre a pele, sobre as agulhas ou manualmente em forma de bastão. Podemos ter moxa de artemísia (faz muito fumo) ou simplesmente de carvão. O mais importante da moxa é o calor que esta produz nos pontos para dissipar a inflamação ou a dor concentrada.

  • Eletroacupuntura

Nesta técnica, usamos um aparelho elétrico para estimular as agulhas de acupuntura.

Como funciona

Na  visão ocidental, a acupuntura se resume a um protocolo de pontos a serem estimulados. É importante ressaltar que, embora tenhamos  pontos específicos ou meridianos muito bem mapeados, é preciso  compreender as bases da Medicina Chinesa para uma atuação bem sucedida  no tratamento das patologias através da técnica de  acupuntura.

Os meridianos estão relacionados aos cinco elementos da natureza e estes se relacionam aos órgãos e as vísceras.  Portanto, é  mais profundo e complexo  do muitos imaginam pois requer um raciocínio clínico  que se fundamenta na Medicina Chinesa e não Medicina Ocidental.

Imagine, por exemplo,  uma pessoa com dor de cabeça. Se eu usar agulhas em pontos de analgesia, vou  resolver apenas a dor naquele instante.  Se eu nao tiver, entretanto, uma plena compreensão da Medicina Chinesa não conseguirei fazer um diagnóstico correto  e tratar a causa daquela dor de cabeça, através da acupuntura.

De forma muito simplificada, aplicando o raciocínio clínico da Medicina Chinesa, poderia identificar aquela dor de cabeça como relacionada a um “vazio” ou a um “excesso” de fígado. Se for um excesso de fígado, temos de “sedar” o fígado, através da acupuntura. Mas se for um “vazio” será preciso trabalhar também o rim que alimenta o fígado.  Como vemos  é algo muito complexo que não é fácil resumir muito menos de  explicar pela lógica da medicina ocidental.

Acupuntura: benefícios 

A acupuntura, bem feita, equilibra todas as funções do corpo por estimulação ou sedação.  Na Medicina Chinesa, o equilíbrio dos órgãos é saúde. Já o desequilíbrio destes representa doenças que podem se expressar de forma física ou emocional. Numa linguagem mais ocidental e científica, a acupuntura promove a libertação de substâncias químicas que atuam através do nosso sistema nervoso autónomo e central promovendo ajustes, sem a necessidade de medicamentos. Como dito em um provérbio popular: “A estagnação é morte, o movimento é vida! ”. Com isto quero dizer que a acupuntura permite que sejam retomados e equilibrados os fluxos energéticos no corpo.

Pontos de acupuntura

No nosso corpo existem caminhos ou estradas, também conhecidos como meridianos.  A Medicina Tradicional Chinesa identifica 12 meridianos. Eles estão ligados e relacionados aos nossos órgãos e vísceras. São eles: pulmão, coração, baço, estômago, intestino delgado, intestino grosso, bexiga, rim, fígado, vesícula biliar, pericárdio e SanJiao (triplo aquecedor que seria semelhante ao sistema linfático). Por assim dizer, os meridianos são canais, por onde passam a energia vital, que modulam a função de cada órgão.

 

Doenças que tratamos com acupuntura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH),  divulgou em 2003 um relatório com sintomas, condições e doenças tratados de forma eficaz pela acupuntura que,  enfatizo sempre, é uma técnica utilizada na Medicina Chinesa.  Vejamos alguns casos:

  • Ansiedade
  • Asma
  • Depressão
  • Dores musculoesqueléticas
  • Dores na coluna
  • Desordens digestivas
  • Dores articulares por artrose
  • Dor no joelho
  • Dor ciática
  • Dores de cabeça
  • Dor neuropática
  • Fibromialgia
  • Imunomodulação
  • Insônia
  • Labirintite
  • Náusea e vômitos
  • Osteoartrite
  • Rinite, sinusites
  • Tendinites
  • Zumbido

A acupuntura é reconhecida?
Desde 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que a Acupuntura, técnica de tratamento que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, é  eficaz no tratamento de mais de 50 patologias sendo recomendada como opção terapêutica para tratar doenças crónicas e músculo esqueléticas. É reconhecida como especialidade médica,  na medicina alopática. Neste caso, ganhou o nome de “acupuntura médica”.

Acupuntura : contraindicações

  • Pessoas que sofram de epilepsia;
  • Pessoas que usem dispositivo pacemaker ou desfibrilador
  • Pessoas que tomem anticoagulantes.  Neste caso é preciso avaliação  caso a caso.
  • Mulheres grávidas – Não existe contra-indicações,  mas há pontos que nao devem ser utlizados no inicio da gravidez.

 

Sobre o autor: Almiro Ferreira é graduado  em Medicina Tradicional Chinesa e Osteopatia. Possui formação complementar em Ozonoterapia (Cuba) e Quiropraxia Inka (México).

Realiza consultas presenciais em online. E-mail: almiro.ferreira@gmail.com

 

Referências

World Health Organization.  (2002).  Acupuncture : review and analysis of reports on controlled clinical trials.  Geneva :  World Health Organization

Maciocia, G. (2005). Diagnóstico na Medicina Chinesa-um guia geral. Editora Roca.

Maciocia, G., & SCOTT, J. (2018). Les principes fondamentaux de la médecine chinoise. Elsevier Health Sciences.

Aproveite para compartilhar Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados