Ágar-ágar é uma substância extraída de diversas algas marinhas com propriedades espessantes, gelificantes e estabilizantes. Popularmente, conhecida como uma gelatina vegetal, é um polissacarídeo composto por carboidrato e fibra.
Quando submetida ao calor e arrefecida posteriormente, ela transforma-se num gel viscoso e firme, não alterando o sabor, o cheiro e a cor do alimento.
Além disso, parece ser resistente ao calor. Tais características a favorecem na indústria alimentícia e medicamentosa.
Por isso é muito utilizada na culinária em pastelarias, confeitarias para produção de molhos, sobremesas, gelatinas, etc., com o intuito de melhorar a qualidade desses alimentos.
Vantagens da ágar-ágar
Por não conter açúcares, é muito viável em produções de baixo teor de açúcar como substituto de pectina.
Além disso, não traz toxinas à alimentação, diferente das gelatinas tradicionais que são feitas a partir de cartilagens de animais como por exemplo o porco que pode conter altos níveis de arsênio, e de outros produtos químicos e tóxicos à saúde.
A ação gelatinizante do agar é de 10 a 20 vezes maior do que as gelatinas tradicionais de origem animal, o que representa uma grande vantagem quanto ao custo e benefícios ambientais.
Benefícios nutricionais
Nutricionalmente, o agar é fonte de vitaminas tais como as vitaminas do complexo B, A, E e D, de fibras, de minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio e iodo).
Devido a essa grande quantidade fibras, tem sido utilizado para emagrecimento, pois ajuda no controle da fome, na redução do colesterol e glicemia, na melhora da qualidade da pele e contribui para a saúde óssea e dentária.
Digestão e saúde intestinal
Agar-agar no trato digestivo é de fácil digestão ao mesmo tempo que traz saciedade pela quantidade de fibra.
Ótimo para a saúde intestinal, contribuindo para uma flora intestinal diversificada, melhora a parede intestinal, melhora da obstipação intestinal, pelo aumento do volume do bolo fecal.
Como consumir agar-agar
O ágar-ágar geralmente é vendido em pó. Pode ser usado como gelatina e espessantes em diversas receitas ou sobremesas como sopas, sorvetes ou gelados e pudins.
Para fazer uma gelatina de frutas, 2 colheres de chá de agar agar é suficiente para 1L de sumo de fruta.
Como preparar ágar-ágar
Recomenda-se primeiro dissolver o ágar-ágar em um líquido frio. De seguida deve-se adicionar a mistura à preparação e levar a ferver.
A gelificação ocorre durante o arrefecimento. Ou seja, na medida em que o líquido esfria.
Cuidados no consumo
Deve-se ter cuidado com a quantidade utilizada em preparações, pois o consumo excessivo pode levar ao bloqueio intestinal, dores abdominais, náuseas, dores no peito ou diarreia, que poderá levar a necessidade de uma intervenção médica.
Por isso, siga exatamente a instrução de uso descrita na embalagem do produto.
Além disso, é necessário ter atenção ao consumo de água com a utilização de agar agar para evitar os sintomas adversos e caso necessário procurar orientações de um médico ou nutricionista.
Contra-indicações:
Ágar-ágar não deve ser utilizado para pessoas com alergias a frutos do mar, uma vez que é uma alga marinha
O gelificante também deve ser evitado por pessoas com obstipação crónicas.
Não está indicado para gestante, mulheres e lactantes.
Onde comprar?
Pode encontrar o ágar-ágar no supermercado e lojas de produtos naturais. Geralmente é vendida em pó como espessante, mas pode ser encontrado em cápsulas como suplemento de fibra. Neste caso, deve usar conforme a recomendação do seu profissional de saúde.
Sobre o autor:
Referências
FOOD INGREDIENTS BRASIL. Agar – Gelificante natural com múltiplas aplicações. 2017.
Disponível em: https://revista-fi.com/upload_arquivos/201707/2017070270220001500897511.pdf
Acesso em: 01/04/2023