O tradicional bacalhau à portuguesa, a verdadeira bacalhoada, é o prato mais tradicional da culinária portuguesa. Tão simples de fazer, saboroso e rápido.
Aqui em Portugal, ele é típico em todas os lares no dia do Natal, ou como se diz por cá, dia de consoada.
Mas é tão tradicional que se usa a qualquer a qualquer época do ano. Há famílias portuguesas, por exemplo, que fazem este prato pelo menos uma vez por semana.
No Brasil, pensamos em bacalhau na páscoa ou Semana Santa.
Para fazer este prato. Além do bacalhau demolhado ou dessalgado, vai precisar apenas de couve e batatas.
E para temperar: alho e azeite! Simples assim!
Se quiser pode acrescentar também cenoura e ovos cozidos. A cenoura antes de cozer a batata e os ovos são cozidos a parte e acrescentados ao prato
O primeiro passo é a demolha do bacalhau
As famílias portuguesas tem sempre bacalhau demolhado no frigorifico ou arca. E como se demolha?
Coloque o bacalhau já cortado em postas numa bacia em água durante três dias, trocando a água diariamente, duas vezes ao dia. Atenção: as partes mais finas já ficam dessalgadas no segundo dia. Mantenha por três dias apenas as postas mais grossas.
Depois de demolhado separe em sacos por porções e congele para ir usado aos poucos. As postas grandes ficam muito bem para o tradicional bacalhau a portuguesa. As menores e mais finas use para fazer pratos que levam o bacalhau desfiado ou em lascas.
Muito importante: Se você estiver numa região onde faz muito calor, convém manter o bacalhau dessalgando na geladeira ou frigorífico para não estragar
Caso não tenha tempo, poderá encontrar o bacalhau a venda congelado, já demolhado em alguns supermercados. Confesso que sempre compramos e dessalgamos em casa.
Bacalhau a portuguesa ou bacalhoada – para 4 pessoas
Ingredientes:
4 postas grossas de bacalhau demolhado – (1 por pessoa)
1 kg de batatas
3 maços de couves
2 cabeças de alho
Azeite o quanto baste
Utensílios
Uma panela grande para cozer juntos todos os ingredientes
Um recipiente para o molho de azeite
Modo de Preparo
Descasque as batatas e ponha a cozer com um pouco de sal na panela grande com água suficiente para cobrir o restante dos ingredientes
Quanto as batatas estiverem quase moles, acrescente as couves. Se precisar complete com agua quente para cobrir as couves e tampe a panela
Coza um pouco e de seguida acrescente as postas de bacalhau para finalizar a cozedura da couve e da batata junto. A água não precisa cobrir todo o bacalhau.
Tampe a panela e deixe cozinhar . O bacalhau fica pronto quando começa a formar lascas.
Se achar que a batata e a couve ainda precisam cozinhar mais um pouco retire o bacalhau e reserve para a posta não se desmanchar.
Molho de azeite e alho
Enquanto as batatas cozem, prepare o molho.
Descaque os dentes de alho e ponha o alho num triturador ou pique-os manualmente o mais pequeno que puder
Depois de picado coloque em uma molheira ou num recipiente de vidro e coloque sobre ele azeite extra-virgem o quanto baste. Eu diria cerca de 2 xícaras.
O molho de alho e azeite deve ir à mesa para que cada um regue o seu prato de acordo com seu gosto.
Modo de servir:
Leve tudo a mesa em travessa grande ou disponha já em pratos individuais, uma posta de bacalhau para cada pessoas acompanhada de batatas e couves.
O molho de azeite e alho é o único tempero que acompanha este prato e acredite: fica perfeito.