Berinjela com especiarias e ervas aromáticas

Sumário

Esta berinjela com especiarias e ervas aromáticas é uma delícia. Simples e fácil de fazer, é uma receita que surpreende até  aqueles que não são muito amantes de berinjela. Faz parte do meu time de receitas saudáveis: alimenta, nutre e ajuda a prevenir doenças crônicas. Tudo ao mesmo  tempo. 

De fato, é perfeita para usar como entrada. Sabe aquele almoço  ou jantar entre amigos e familiares que você serve alguns petiscos antes? Sempre que faço este prato aqui em casa o sucesso é absoluto. E ainda tem um nome chique: antepasto de berinjela.  Antepasto significa, na verdade, um tipo de iguaria servida antes do prato principal.

Esta receitinha de berinjela refogada  também vai muito bem num lanchinho da tarde, servido com torrada ou com uma panquequinha. Podemos prepará-la, colocar na geladeira e ir utilizando aos poucos também. Então, vamos a nossa receita:

 

berinjela refogada
A berijela refogada é ótima como entrada e ainda ajuda a desinflamar o corpo.

Ingredientes:

  • 2 berinjela médias
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebola
  • 2 tomate
  • 1 pimentão – opcional
  • 1 maço de salsinha – opcional
  • 1 folha de louro
  • 1 pau de canela
  • 2 cravinhos
  • 1 pimenta – opcional
  • Vinagre de vinho branco –  meio copo americano
  • Azeite –  o quanto baste
  • Orégano – a gosto
  • Manjericão – a gosto – opcional

Organize os ingredientes

Corte a berinjela com casca em cubos pequenos. Salpique um pouco de  sal grosso por cima e deixe no escorredor para drenar um pouco. O sal vai extrair um pouco da água e retirar o amargor. Enquanto isso pique o alho. Corte a cebola, o pimentão e o tomate  em cubinhos. Pique grosseiramente a salsa. 

Dica:  não retire as sementes do tomate elas ajudam a formar o molho pois libertam água,

Berinjela refogada: modo de preparo

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente, acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente o pimentão e deixe dourar um pouco. Lave e escorra a berinjela e acrescente. Mexa de vez em quando até que ela comece a incorporar e comece a murchar. 

Acrescente o tomate e vá mexendo aos poucos. Acrescente o orégano e o manjericão desidratado, o vinagre e as especiarias e continue cozinhando tudo lentamente. 

Coloque a pimenta picadinha – pode ser fresca ou em conserva. 

Deixe cozinhar em fogo baixo, não esquecendo de mexer de vez em quando. Se necessário regue com mais azeite para não grudar. Quando as berinjelas estiverem bem macias.

 

Dica: esta é uma receita que  eu gosto de acompanhar de perto, pois ela não leva água. É preciso cozinhar em fogo lento, ir mexendo com cuidado para nao grudar. Eu prefiro usar muito pouco azeite no cozimento por isso acrescento aos poucos. Deixo por mais azeite ao final, quando já desliguei o fogo. Assim,  preservo as suas propriedades antioxidantes.  

Modo de servir:

Coloque em potinhos e sirva a sua berijela refogada com especiarias e ervas aromáticas acompanhada de fatias de pão, torradas ou nachos.

 

Berinjela  com especiarias e ervas aromáticas: ajuda a desinflamar o corpo

Nada melhor que fazer do alimento o nosso medicamento, assim como dizia Hipócrates, o pai da medicina. Este prato, que pode ser servido como um petisco antes de uma refeição ou mesmo um lanchinho,  contem um coquetel de nutrientes para saúde.

Berinjela – rica potássio que faz bem ao coração e ajuda a regular a pressão. Possui vitamina B6 importante para o normal funcionamento do cérebro.

Cravo e canela – tem  propriedades anti-inflamatórias que  ajudam a desinflamar o corpo.

Orégano – ajuda na digestão e absorção dos nutrientes, o orégano também tem propriedades anti. Inflamatórias

Azeite de oliva – é uma gordura saudável para o coração e ajuda no controle do colesterol por ser rico em acido graxo insaturado.

 

Aproveite para compartilhar Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados