Originário da índia, o capim-santo é uma planta medicinal utilizada há milhares de anos para tratar diversos problemas de saúde .
Pertence à família das gramíneas e o seu nome científico é Cymbopogon citratus. A planta, que tem aroma de limão, possui vários nomes na cultura popular como capim-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso, lemongrass entre outros.
Disponível na forma de folhas verdes ou secas, óleo. extrato e tintura, o capim-santo pode auxiliar no tratamento da hipertensão arterial. Possui ainda uma ação calmante, anti espasmolítica e analgésica.
Capim-santo: composição
O capim-santo possui vários componentes que atuam de forma benéfica no organismo.
O óleo essencial, presente principalmente nas folhas, contém limoneno, citronelal, mirceno, geraniol e o citral, principal componente relacionado aos efeitos terapêuticos da planta.
Além desses componentes, possui outros ingredientes bioativos como flavonoides, aldeídos, álcoois e terpenos.
Benefícios do capim-santo
Graças aos seus compostos bioativos, o capim santo traz diversos benefícios a saúde. Vejamos alguns:
Tem efeito relaxante
O capim-santo é conhecido por ter efeito calmante e relaxante. Isso se deve à presença de compostos naturais em suas folhas, como o citral e o geraniol, que possuem propriedades ansiolíticas (tranquilizantes) e sedativas.
Ação anti-inflamatória
O citral é um composto anti inflamatório que faz parte da composição química do capim-santo. Por esse motivo, ele ajuda a combater processos inflamatórios que estão por traz do surgimento de doenças crônicas.
Ação antioxidante
O capim-santo também possui muitos metabólitos com ação antioxidante. Por isso, ajuda a eliminar os radicais livres que danificam as células.
Efeito analgésico
O eugenol presente na capim-limão ou capim-santo, possui propriedades analgésicas.
Por isso, serve para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e cólicas abdominais e menstruais.
A planta é muito utilizada na medicina tradicional australiana para dor de cabeça generalizada. Além disso, contribui para reduzir as dores de quem sofre de artrite e reumatismo, pois reduz o processo inflamatório.
Ajuda a prevenir o câncer
Da mesma forma, o capim santo possui alguns componentes quimioprotetores, por sua ação antioxidante. Ou seja, ajuda a proteger contra o câncer ou cancro. O extrato da planta demonstrou capacidade de reduzir o risco de câncer de fígado em modelos animais.
Contribui para controlar o açúcar no sangue
O capim-santo, de acordo com estudo realizado em animais e in vitro, tem um efeito hipoglicemiante, que se refere à capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Tal ação pode contribuir na prevenção da diabetes bem como ajudar em pessoa com hiperglicemia intermédia, conhecida popularmente como pré-diabetes.
Ajuda no controle do colesterol
Um estudo demonstrou a capacidade do capim-limão em reduzir significativamente os níveis de colesterol em camundongos administrado com extratos de raízes e flores. Houve ainda um aumento no nível de HDL e diminuição do nível de LDL nos grupos tratados com os extratos. Uma melhor atividade neste sentido foi observado com extrato da raiz.
Auxilia no tratamento da hipertensão
Caules folhas e raízes do capim-santo tem ação hipotensora devido ao citral, principal componente ativo da planta.
O mecanismo de ação deste efeito deve-se, por exemplo, à capacidade do citral de relaxar os vasos sanguíneos.
A decocção de folhas frescas (15-25 g/l) em administração oral de 240 ml a cada 4-6 horas, foi eficaz como anti-hipertensivo, em casos de hipertensão arterial grau I e II de acordo com o Horto Didático de Plantas Medicinais da Faculdade de Santa Catarina.
Como usar o capim-santo?
O Horto Didático Plantas Medicinais da Faculdade de Santa Catarina, sugere o uso do capim-santo da seguinte forma: Uso interno e/ou externo: infusão (colocar água fervente sobre a planta e abafar) ou decocção (ferver a planta junto com a água): 20g de folhas trituradas em 1 litro de água. Filtrar/coar e tomar 3 a 4 xícaras ao dia.
Importante: o decocto (ferver) ou o infuso (abafar) devem ser filtrados ou coados para evitar ingerir os microfilamentos, que a longo prazo podem provocar quadros erosivos na mucosa esofágica
Contra indicações:
O capim santo (Cymbopogon citratus) em geral é considerado seguro para consumo humano porém pode ser contra-indicado para algumas pessoas. Algumas dessas contraindicações incluem:
Gravidez e lactação: Mulheres grávidas e que estão amamentando não devem usar o capim santo.
Alergia: Algumas pessoas podem ser alérgicas ao capim-santo ou a outras plantas da mesma família. Pessoas com histórico de alergias a essas plantas devem evitar o uso.
Pressão arterial baixa: pode ter efeitos hipotensores, o que significa que pode reduzir a pressão arterial. Portanto, pessoas com pressão arterial baixa devem evitar o uso de capim santo ou consultar um médico antes de usá-lo.
Possíveis interações medicamentosas
Pode interagir com hipoglicemiantes e anti-hipertensivos potenciando o efeito destes medicamentos.
Referências:
Horto Didático da Universidade Federal de Santa Catarina. Capim-limão. Disponível em: https://hortodidatico.ufsc.br/capim-limao/. Acesso em 03/03/2023
Kiani, H.S.; Ali, A.; Zahra, S.; Hassan, Z.U.; Kubra, K.T.; Azam, M.; Zahid, H.F. Phytochemical Composition and Pharmacological Potential of Lemongrass (Cymbopogon) and Impact on Gut Microbiota. Applied Chem 2022, 2, 229-246. https://doi.org/10.3390/appliedchem2040016. Acesso em 03/03/2023.
Abbas et al. “Study of anti-lipidemic effect of lemongrass (Cymbopogon citratus) aqueous roots and flower extracts on albino mice.” International Journal of Pharmaceutical Sciences and Research, 2019 Vol. 10(6): 2785-2789, 2018. Acesso em 03/03/2023.
Puatanachokchai R, Kishida H, Denda A, Murata N, Konishi Y, Vinitketkumnuen U, Nakae D. Inhibitory effects of lemon grass (Cymbopogon citratus, Stapf) extract on the early phase of hepatocarcinogenesis after initiation with diethylnitrosamine in male Fischer 344 rats. Cancer Lett. 2002 Sep 8;183(1):9-15. doi: 10.1016/s0304-3835(02)00111-8. PMID: 12049809. Acesso em 03/03/2023.
Sharma S, Habib S, Sahu D, Gupta J. Chemical Properties and Therapeutic Potential of Citral, a Monoterpene Isolated from Lemongrass. Med Chem. 2021;17(1):2-12. doi: 10.2174/1573406416666191227111106. PMID: 31880247. Acesso em 03/03/2023.
Verma T, Sinha M, Bansal N, Yadav SR, Shah K, Chauhan NS. Plants Used as Antihypertensive. Nat Prod Bioprospect. 2021 Apr;11(2):155-184. doi: 10.1007/s13659-020-00281-x. Epub 2020 Nov 11. PMID: 33174095; PMCID: PMC7981375. Acesso em 03/03/2023.