A amêijoa é um molusco muito rico em ferro e vitamina b12. Por isso, esta receita de amêijoa com cerveja além de deliciosa, é um verdadeiro coquetel anti anêmico. As amêijoas possuem ainda outros minerais como zinco, selénio, potássio, cálcio e magnésio Também são ricas em proteínas e Ômega-3.
Hipócrates dizia: faça do teu alimento o teu medicamento e do teu medicamento o teu alimento. Então, a ideia é que ao mesmo tempo em que está a petiscar e a divertir-se, você também está a cuidar da sua saúde.
Aqui em casa fazemos esta receita aos fins de semana e apreciamos muito! Além de ser um prato gostoso e nutritivo é muito rápido de fazer. Em poucos minutos está pronto para consumir.
Aqui em Portugal as amêijoas são facilmente encontradas no supermercado ou peixaria e não são caras. No Brasil, dependendo da região podem encontrar ameijoas com o nome de vongola, lambreta, marisco pedra, massunim, sarnambi ou berbigão. Então, vamos a nossa receita!
Receita de Ameijoas com cerveja
Ingredientes
2 kg de amêijoas frescas ou congeladas
Azeite de oliva a gosto
Um cebola grande picada
500 ml de cerveja
Salsa ou coentros picados a gosto
1 limão
sal
Passo a passo
Lave e deixe as ameijoas, frescas ou congeladas, de molho em água fria com um pouco de sal grosso por 30 minutos. Troque a água e repita o processo por mais 30 minutos para retirar alguns resquícios de areia.
Refogue a cebola no azeite. Quando começar a dourar coloque as amêijoas, mexa um pouco e depois abafe por cinco minutos. Neste momento, adicione um pouco da salsa picada ou coentros se gostar. Salpique um pouco de sal. Acrescente a cerveja aos poucos e deixe cozer por mais cinco minutinhos.
Desligue o fogo e monte o prato com as amêijoas e salpique por cima a salsa fresca e o limão espremido.
Dicas importantes na hora de comer as amêijoas:
É importante associar uma fonte de vitamina C como o limão e a salsa crua na hora de comer as amêijoas para facilitar a absorção do ferro.
Se quer aumentar o aporte de ferro, evite misturar na mesma refeição sobremesas lácteas ou pratos que levam leite e outros alimentos ricos em cálcio. Isto por que o cálcio compete com ferro, inibindo a sua absorção.
Contra indicações
Pessoas alérgicas a mariscos.
Quem tem ácido úrico elevado não deve comer ameijoas, pois é um alimento rico em purinas.
Ameijoas: algumas dúvidas
E quando as amêijoas não abrem?
A princípio, o tempo de cozimento é suficiente para todas as ameijoas abrirem. Se restarem algumas fechadas, pode retirar todas que se abriram e deixar um pouco mais as que estão fechadas. Entretanto, se passado mais alguns minutos não abrirem, convém descarta-las, pois podem não estar apropriadas para o consumo.
Ameijoa e lambreta são a mesma coisa?
A lambreta pertence à mesma família de moluscos, sendo um tipo de amêijoa. Em algumas regiões do Brasil é comum servir o caldo da agua onde foram cozidas as lambretas.
Como descongelar a amêijoa?
Retiramos do congelador e colocamos diretamente de molho por alguns minutinhos em água fria para lavar e retirar os resíduos de areia. Repetimos este procedimento por duas vezes e lavamos em água corrente. Para facilitar a abertura, acrescentamos um pouco de sal grosso na água. Destas forma, os resíduos sairão mais facilmente.
As amêijoas congeladas se abriram antes de cozinhar?
Conosco acontece muitas vezes das amêijoas se abrirem quando deixamos de molho na água. Ao mergulharmos em água, elas tendem a abrir naturalmente e se colocarmos sal, facilitamos este processo.
Como se come amêijoas?
É preciso higienizar e depois refogar e cozer. Elas se abrirão naturalmente e, uma vez cozidas, estão prontas para comer. Podemos servi-la como petisco ou acrescentar em caldeiradas de peixe e mariscos. Neste caso devemos cozinhã-las junto com os demais ingredientes.
Como remover a areia das amêijoas?
O método mais simples e recomendado é mergulhar em água fria com um pouco de sal grosso por 30 minutos e depois lavar em agua corrente. Aqui em casa gostamos de repetir este mesmo processo duas vezes para garantir que vai ficar bem limpa.