Compressa de sal quente: alívio para dores e inflamações

Sumário

Hoje vou te ensinar uma receitinha natural de compressa de sal quente para aliviar a dor crônica que eu indico muito aos meus pacientes.

Trata-se de uma compressa simples de fazer e com excelentes resultados, pois o sal quando aquecido tem uma função vasodilatadora no local aplicado. Ou seja faz movimentar as moléculas, células e sangue, transportando para o local da dor e da inflamaçãao nutrientes e oxigénio. Some isso âs propriedades medicinais do sal , que é muito rico em sais minerais e ajuda a descongestionar e desinflamar a área afetada. Caso você queria, pode ver depois o passo a passo da compressa de sal quente, pois eu fiz um vídeo explicativo no nosso canal do youtube.

Agora que você já entendeu qual o efeito da compressa de sal quente, vamos a nossa receita? Você vai precisar de: sal grosso, uma panela com tampa e uma meia ou toalha  velha. O sal grosso poderá encontrar no supermercado ou em lojas de produtos naturais. Quanto melhor for a qualidade do sal (sal marinho, não refinado), melhores serão os resultados alcançados. Coloque uma boa quantidade de sal na panela e aqueça por cerca de 20 minutos ou até que considere estar bem quente. Pode aquecer no microoondas se tiver em casa. 

E antes que você fique se perguntando por que eu sugiro que use uma meia ou toalha velha, eu explico-lhe: é que, depois de algumas aplicações estas peças ficarão inutilizadas, pois a alta temperatura do sal queimará rapidamente o tecido. Neste caso,  é melhor pegar as toalhas ou meias mais velhinhas, não é mesmo?

Cuidados na hora de fazer e aplicar a compressa de sal quente

Tenha o cuidado de tampar a panela para evitar queimaduras, pois o sal poderá saltitar enquanto aquece. Quando estiver no ponto, despeje o sal sobre a toalha previamente estendida sobre a mesa e vá enrolando de forma que o sal fique seguro.

Se preferir  usar uma meia velha, abra cuidadosamente a meia e vá adicionando o sal com um colher e ao finalizar dê um nó na ponta da meia.  Veja se a temperatura está suportável e então comece a colocar a compressa na área afetada e no seu entorno, mudando sempre de local quando começar a ficar quente demais. Mas atenção: a compressa quente não deve ser aplicada diretamente sobre a pele, pois haverá risco de queimadura.

 Pode aplicar por cima da roupa  ou colocar uma toalhita ou um tecido nao muito grosso sobre a área afetada e aplicar a compressa por cima desta.

Quantas vezes devo fazer a compressa e por quanto tempo?

Repita o processo duas a três vezes  por dia e lembre-se: este é um tratamento natural e, por isso mesmo, deve ser feito de forma contínua para obter os resultados desejados.

Posso reutilizar o sal?

Sim, você poderá reutilizar o mesmo sal até que ele adquira uma tonalidade acastanhada.  Ai então é hora de joga-lo fora e colocar sal novo na sua compressa.

 

Minha experiencia com o sal

Esta receita faz muito sucesso entre os meus pacientes. Todo mundo que chega ao meu consultorio com dores crónicas, depois do tratamento, saem com a recomedação de fazer compressa de sal em casa para acelerar o tratamento e pela minha experiencia resulta muito.

Eu me recordo agora  uma senhora que atendi certa vez em Angola, na Província do Huambo, onde fui passar um final de semana.

Um amigo solicitou atendimento para sua prima que tinha ido lhe visitar naquele fim de semana.  A senhora, que  tinha muitas dores em um dos braços, era lavradora e  vivia numa aldeia distante Não  falava português, mas uma língua africana nativa.

Com ajuda do meu amigo, que ia traduzindo a nossa conversa, fiz um atendimento emergencial com as agulhas de acunputura que eu havia levado e algumas técnicas de osteopatia.

O mais importante: recomendei-lhe a  minha compressa de sal quente para aliviar as dores. Algum tempo depois, de volta a Luanda, liguei para o meu amigo para ter notícias  da sua prima. Fiquei muito feliz e satisfeito ao saber que ela vinha fazendo as compressas de sal quente e já sentia-se bem melhor. Inclusive,  voltara a trabalhar na agricultura, de onde tirava o sustento.

Aquela senhora vivia numa área sem nenhum tipo de serviço de saúde ou mesmo acesso a medicamentos (analgésicos e  anti inflamatórios) e o que de fato lhe valeu foi a compressa de sal quente. 

 

Veja o passo a passo da compressa de sal quenteneste vídeo

Aproveite para compartilhar Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados