Doce de banana sem açúcar e com especiarias

Sumário

Este doce de banana  sem açúcar é deliciosamente doce. Sendo naturalmente doce a banana já dispensa a adição de açúcar. Mas há outro segredinho aqui: a adição de especiarias acrescenta ainda mais doçura.  Este docinho é muito bom para acompanhar torradinhas e panquecas. Também pode ser utilizado como sobremesa para quem gosta de comer algo doce, após o almoço. 

Aqui em casa, eu sempre faço este doce de banana para acompanhar a panqueca de aveia que fazemos todos os dias no café da manhã (em Portugal  chamamos de pequeno almoço). Também gosto de  adicionar colocar no iogurte natural ou no  kefir de leite. Mesmo que a sua banana não esteja muito madura, a mistura de especiarias ajudará a dar um sabor mais adocicado. Eu já testei e deu super certo. Contudo, será  necessário colocar bem mais especiarias.

Além de ser muito fácil de fazer, esta é uma receitinha barata e o melhor:  nutre o corpo e traz muito mais saúde.  A mistura de ingredientes transformam esta receita num medicamento. Como dizia Hipócrates: que o teu alimento seja o teu medicamento.  Esse é o lema aqui em casa!

Se  quer ter longevidade com saúde e qualidade de vida, sugiro que pare de comprar geleias e doces  industrializados. Além de conterem muito açúcar refinado,  estes doces são carregados de conservantes. Tudo isso  causa inflamação nas células e predispõem o corpo a doenças crónicas. Alguns conservantes, inclusive, são cancerígenos.

doce de banana sem açúcar
Esse doce de banana com especiarias não leva açúcar . É simples, rápido de fazer e delicioso. Aqui em casa costumo fazer para  substituir a geleia no café da manhã.

Ingredientes:

  • 4 bananas maduras
  • Canela em pó 
  • Cravinho
  • Noz moscada 

 

Dica:  na feira livre, frutaria ou supermercado, compre bananas bem madurinhas, pois são as mais docinhas. Geralmente, elas são até mais baratas. Eles colocam na promoção justamente por já estarem maduras demais. Se tiver em casa, uma banana que já está com aquela casca preta, não jogue fora. Elas estão no ponto para esta receitinha!

Modo de preparo:

Descasque a banana e corte em rodelas finas. Coloque numa frigideira anti-aderente.  Acrescente  canela em pó a gosto, 2 cravinhos e noz moscada. Tampe e cozinhe lentamente .  Ela tende a formar água. O vapor que se acumula na tampa também ajuda a forma a água que precisamos. Caso isso não ocorra, coloque duas a três colheres de sopa de água e volte a tampar a frigideira.  

Deixe cozinhar lentamente e vá mexendo de vez em quando para não grudar. Enquanto o doce cozinha,  ele vai desprender um deliciosos aroma  de caramelo e especiarias.  O doce fica pronto quando a banana começa a adquirir uma cor mais dourada ou caramelizada quase grudando na panela. Depois de pronto, você pode consumir na hora ou colocar em um potinho fechado e guardar na geladeira por até três dias. Eu particularmente gosto de fazer sempre para comer na hora, pois é tão simples e rápido de fazer.  Porém quando tenho muita banana madura, aproveito e faço uma quantidades maior.   

Dica: Coloque as especiarias a seu gosto, mas tenha em conta que a canela será sempre em maior quantidade.  Polvilhe a noz moscada numa pequena quantidade e depois experimente. 

No caso da banana menos madura, eu acrescento mais canela e noz moscada, o que  ajuda a  conferir  o sabor bem docinho. Descobri a noz moscada nesta receita por acaso, quando troquei os potinhos e ao invés de pegar a canela, peguei a noz moscada. Quando me dei conta, tentei “salvar” a receita colocando uma quantidade maior de canela. O resultado ficou tão bom, que nunca mais deixe de usá-la! E isso aconteceu justamente com bananas que não estavam tão maduras!

Quais os benefícios do doce de banana sem açúcar? 

Este doce de banana tem ingredientes anti-inflamatórios e antibacterianos como a canela e o cravinho. A canela é um hipoglicemiante natural, ou seja, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. A banana é muito rica em potássio (430mg por cada 100gr) e ainda contem magnésio, ótimo para manter a pressão arterial sob controle. 

A noz moscada também contribui para um bom funcionamento cardiovascular pois melhora  a circulação. Já as fibras presentes na banana ajudam a regular o intestino e previnem o câncer colorretal. Gosto de fazer este doce de banana caseiro para usar no café da manhã substituindo as geleias industriais. Além de todos os benefícios já citados, ele me ajuda a começar o dia com mais energia, disposição e bom humor. 

Isto porque a banana contém triptofano, um aminoácido, que é o precursor da serotonina, o neurotransmissor  que ajuda na regulação do humor, também conhecida como molécula da alegria.  A noz moscada também contribui  para esta boa disposição, pois age como um estimulante cerebral. Mas a minha maior alegria usando este doce caseiro é  justamente o fato de  não colocar nele açúcar que só serve para inflamar o corpo e adoecer as células.

 

Quem não deve utilizar este doce de banana?

Embora seja uma receita saudável, sem açúcar de adição, pessoas com diabetes ou que estão em restrição calórica para perder peso devem usar com moderação, associando o doce com fontes de proteínas e gorduras boas. Isto porque a banana contém naturalmente açúcar. E quanto mais madura for maior será o seu teor de açúcar. Cada 100g de banana tem 21 gr de carboidratos, de acordo com a tabela portuguesa de composição de alimentos,  além de 104 calorias. Portanto, é preciso atenção às quantidades quando a meta é controle de açúcar no sangue e perda de peso.

 

 

 

Aproveite para compartilhar Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados