Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão atinge 32% da população brasileira e seu aparecimento está intimamente ligado ao estilo de vida.
Por isso, integra um grupo de doenças passíveis de serem evitadas por meio de hábitos modificáveis relacionados ao consumo de álcool, tabaco, alimentação inadequada e sedentarismo.
A “pressão alta” caracteriza-se pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9.
O primeiro número está relacionado à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.
Tratamento
A primeira coisa a fazer no caso de constatar pressão elevada é consultar o médico. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos.
Por isso é imprescindível fazer a consulta e diagnosticar a origem do problema e desta forma definir o tratamento adequado.
A hipertensão, em muitos casos, não tem cura. Entretanto, é possível controlar com mudanças no estilo de vida.
“A hipertensão arterial é uma condição crônica que requer gerenciamento a longo prazo, mesmo quando os sintomas não são aparentes.
É importante trabalhar em estreita colaboração com um médico para desenvolver um plano de tratamento adequado e eficaz.” afirma o médico nutrólogo e endocrinologista Ronan Araújo.
O controle de pressão é importante para evitar outros problemas de saúde a longo prazo.
A hipertensão não controlada, é uma das principais causas de falência renal crônica.
Além disso, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame, e em 15% o risco de infarto.
6 dicas para prevenir e controlar a hipertensão arterial
O médico nutrólogo e endocrinologista Ronan Araújo compartilha 6 dicas para ajudar a prevenir e controlar a hipertensão arterial.
1- Mantenha um peso saudável: manter um peso saudável é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o risco de hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares. Consulte um médico especialista para obter orientação sobre uma dieta saudável e equilibrada.
2- Faça atividade física regularmente: a atividade física regular pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. Tente fazer pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias.
3- Reduza o consumo de sal: o consumo excessivo de sal pode aumentar a pressão arterial. Tente limitar a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evite alimentos com alto teor de sódio.
4- Consuma alimentos saudáveis: inclua em sua dieta alimentos frescos, grãos integrais, peixes ricos em ômega-3, nozes e sementes, e alimentos com baixo teor de sódio, como feijão, lentilha e ervilha. Evite alimentos processados, fast food, carnes vermelhas e gordurosas, produtos lácteos com alto teor de gordura, alimentos fritos e doces com muito açúcar.
5- Limite o consumo de álcool e cafeína: o consumo excessivo de álcool e cafeína pode aumentar a pressão arterial em algumas pessoas.
6- Faça exames regulares: a hipertensão arterial muitas vezes não apresenta sintomas óbvios, portanto, é importante fazer exames regulares para medir a pressão arterial e monitorar a saúde cardiovascular.