A acupuntura para tratar a enxaqueca. Será que funciona mesmo? Sim, a acupuntura é uma técnica da Medicina Chinesa considerada segura e eficaz para o tratamento da enxaqueca aguda ou crônica. Isto porque ajuda a aliviar a dor, reduz os sintomas associados e melhora a saúde em geral.
A enxaqueca é uma das condições mais comuns de dor de cabeça, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A dor pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som, entre outros sintomas.
A acupuntura não apenas trata a dor mas também pode ajudar na prevenção de crises frequentes. Neste caso recomenda-se a acupuntura em pessoas com enxaqueca crônica duas vezes por semana por pelo menos oito semanas. A expectativa é de que o tratamento ajude na redução no uso de medicamentos, além de melhora dos sintomas associados à enxaqueca.
Como a acupuntura atua na enxaqueca
Alguns estudos demonstram que a acupuntura reduz significativamente a frequência das crises de enxaqueca em comparação com o tratamento padrão com medicamentos.
A acupuntura ajuda a equilibrar o fluxo de energia no corpo, reduzindo assim a dor e os sintomas associados à enxaqueca.
Além disso, a acupuntura também pode ajudar a aliviar outros sintomas associados à enxaqueca, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
Saiba quais os pontos de acupuntura para a enxaqueca
Existem vários pontos de acupuntura que podemmos usar para tratar a enxaqueca, confira alguns:
- Feng Chi (VB20)
- Tai Yang (EX-HN5)
- He Gu (IG4)
- Zu San Li (E36)
- Um dos pontos mais comuns é o ponto Feng Chi (VB20), localizado na parte de trás do pescoço, onde a cabeça se encontra com o pescoço. Este ponto é frequentemente usado para tratar dores de cabeça, incluindo enxaquecas, e pode ajudar a aliviar a dor, reduzir a frequência das crises e melhorar o sono.
- O ponto Tai Yang (EX-HN5), localizado acima da orelha na têmpora, também é frequentemente usado no tratamento da enxaqueca. Este ponto pode ajudar a aliviar a dor de cabeça, a tensão e a fadiga.
- Outro ponto de acupuntura comum para a enxaqueca é o ponto He Gu (IG4), localizado entre o polegar e o dedo indicador na mão. Este ponto é frequentemente usado para tratar uma variedade de dores de cabeça, incluindo enxaquecas, e pode ajudar a aliviar a dor, reduzir a frequência das crises e melhorar o humor.
- Podemos usar ainda no tratamento da enxaqueca o ponto Zu San Li (E36), localizado abaixo do joelho, na perna, mais lateral . Este ponto é conhecido por ajudar a aliviar a dor, melhorar a digestão e reduzir o stress e a ansiedade.
Acupuntura para enxaqueca: Técnicas de Dr. TAN
Vejamos agora os pontos de acupuntura mais utilizados pelo acupunturista e professor Dr.TAN para o tratamento da enxaqueca:
- VB34 (Dr. Tan)
- GB41 (Dr Tan)
- IG4 (Dr Tan)
- Ponto VB34, localizado junto da cabeça do perôneo ou fíbula, na lateral da perna. Esse ponto ajuda a equilibrar o fluxo de Qi no fígado, reduzindo a tensão muscular e aliviando a dor de cabeça.
- Outro ponto importante é o ponto GB41, localizado na parte de cima do pé, entre o quarto e o quinto dedo. Esse ponto ajuda a equilibrar o fluxo de Qi na vesícula biliar, que é responsável pela produção e libertação do suco biliar. Esse ponto também ajuda a reduzir a tensão muscular e aliviar a dor de cabeça.
- O ponto IG4 é outro ponto de acupuntura utilizado pelo Dr. TAN no tratamento da enxaqueca. Localizado na parte de cima da mão, entre o polegar e o indicador, esse ponto ajuda a equilibrar o fluxo de Qi no intestino grosso, promovendo a eliminação de toxinas do organismo e reduzindo a inflamação.
Pontos de conexão
A técnica do Dr. TAN também utiliza pontos de acupuntura em regiões distantes do local da dor, que conhecidos como pontos de conexão. A escolha é feita de acordo com a relação dos meridianos energéticos do corpo. O objetivo é promover o equilíbrio global do organismo.
Outras técnicas da Medicina Chinesa para enxaqueca
Além desses pontos específicos, o tratamento da enxaqueca com acupuntura pode envolver a estimulação de outros pontos, dependendo dos sintomas individuais de cada pessoa.
Por isso, vale ressaltar que a acupuntura é uma terapia personalizada. O terapeuta deve avaliar as necessidades e os sintomas individuais de cada paciente para determinar quais pontos de acupuntura serão mais eficazes.
Outras técnicas complementares para tratar a enxaqueca, são: moxabustão, e eletroacupuntura, digitopressão e a massagem Tui Na.
Essas técnicas ajudam a promover o fluxo de Qi no organismo e potencializam os efeitos da acupuntura no tratamento da enxaqueca. Em complementaridade e para potenciar os efeitos, podemos prescrever suplementação e fitoterapia.
Sobre o autor: Almiro Ferreira tem graduação em Medicina Tradicional Chinesa e em Osteopatia. Possui formação complementar em Ozonoterapia (Cuba) e Quiropraxia Inka (México). Realiza consultas presenciais em online. E-mail: almiro.ferreira@gmail.com
Referências:
- Yang CP, Chang MH, Liu PE, Li TC, Hsieh CL, Hwang KL, et al. Acupuncture versus topiramate in chronic migraine prophylaxis: a randomized clinical trial. Cephalalgia. 2011;31(15):1510-21.
- Wang Y, Xue CC, Helme R, Da Costa C, Zheng Z. Acupuncture for frequent migraine: a randomized, patient/assessor blinded, controlled trial with one-year follow-up. Evid Based Complement Alternat Med. 2015;2015:920353.
- Linde K, Allais G, Brinkhaus B, Fei Y, Mehring M, Shin BC, et al. Acupuncture for the prevention of tension-type headache. Cochrane Database Syst Rev. 2016;(4):CD007587.