Conheça os dez sintomas que podem estar associados a diabetes

Sumário

Você sabia que mais da metade das pessoas com diabetes não sabe que tem a doença e elas só serão diagnosticadas no decurso de alguma complicação tardia ou de algum exame de rotina?  Se você descobrir a diabetes antecipadamente, poderá evitar as complicações da doença. Por isso vamos conhecer os dez  sintomas que podem estar associados a diabetes.

Antes de entrarmos neste assunto, é importante lembrar que se você perceber que  tem sintomas de diabetes deve marcar uma consulta com o médico para fazer um exame de rastreio.  Caso não tenha tempo,  passe em uma farmácia e faça um exame de glicemia rápida. Através de uma picada na ponta dedo, você conseguirá saber na hora  o valor da glicose ou do  açúcar no sangue.  Se o resultado estiver  elevado,  deverá marcar uma consulta com o médico.  A  diabetes não “dói”,  mas pode trazer consequências graves e irreversíveis se não for tratada.

1º  sintoma da diabetes: Urinar demais (poliúria)

Um dos sintomas clássicos da diabetes é a poliúria,  a vontade de fazer xixi toda hora. Isso acontece porque quando temos  “açúcar”  elevado no sangue e essa quantidade vai  ultrapassar a capacidade de reabsorção dos  rins. O  excesso sairá pela urina  “puxando mais agua” para fora do corpo.  Imagine os filtros dos rins como um peneira finíssima que vai ficando esburacada, devido a pressão das moléculas grandes de glicose que  atravessam e danificam eessa  delicada peneira.A  hiperglicemia também gera a hipertensão arterial devido a pressão aumentada dentro do rins..

2º sintoma da diabetes: ter muita sede (polidipsia)

A polidipsia (ter muita sede) é o segundo sintoma clássico da  diabetes. É quando a pessoa mesmo bebendo muita água, continua com muita sede devido a um mecanismo de defesa do corpo, pelo fator de urinar muito e perder muita agua e minerais que são muito importantes para o organismo funcionar levando a desidratação. O centro da sede, que funciona no cérebro é   acionado  para pessoa repor água perdida. Por isso,  a sede é um mecanismo de compensação. A pessoa também tem boca seca, que é mais um sinal de desidratação.

3º-  sintoma da diabetes:  muita fome (polifagia),

A fome excessiva é o terceiro sinal clássico da diabetes.    A glicose que é utilizada para formar energia, está em excesso na corrente sanguínea mas não entra dentro das células, então elas estão famintas. Por mais que a pessoa coma para tentar formar energia a partir d glicose,  não consegue e o excesso começa a ser  eliminado pela urina. Então, o cérebro manda sinal de fome, alertando que  está faltando energia para suas células.

4º sintoma da diabetes: Perda de Peso

Na diabetes a perda de peso decorrer da falta de energia.   Sem a energia vinda dos alimentos o corpo,  vai  utilizar o estoque de gordura armazenado nos tecido adiposo.  Depois. de consumir a gordura, o organismo  vai  queimar a massa magra, ou seja, os músculos. Por este motivo acontece essa perda de peso muito acentuada em tão pouco tempo.

5º sintoma da diabetes: Cansaço e fadiga

Cansaço e fadiga – são outros sintomas da diabetes  relacionados com a falta de energia.   É como querer que um carro ande sem combustível. A tríade clássica (muita fome, muita sede, muita urina), mais a perda de peso, é  mais expressiva e visível no caso de diabetes inaugural Tipo 1 e  na Diabetes auto-imune no adulto conhecida como LADA . Na diabetes tipo 2 estes sintomas, passam despercebidos na fase inicial ou pode se manifestar quando a doença  está descompensada.

6º sintoma da diabetes: Visão turva

Um dos sintomas mais comuns que acometem os olhos das pessoa com diabetes é a visão turva, ou seja, o individuo não consegue focar direito. Isso acontece porque a hiperglicemia vai afetar o cristalino, que é aquela parte do olho que faz o foco das coisas. Se você de repente sente visão turva preste atenção nesse sintoma, porque ele pode indicar que você tem glicose muito elevada no seu sangue.

7º sintoma da diabetes: Infecções recorrentes

Uma pessoa com diabetes talvez não tenha  sintomas clássicos , mas  pode ter outras coisas que chame a atenção  como as infecções recorrentes. Uma  candidíase que vai e volta pode ser um sintoma de diabetes. Isto porque as pessoas que têm diabetes ou que têm a hiperglicemia constantemente elevada elas têm um comprometimento do seu sistema imune. A hiperglicemia elevada compromete a ativação das células brancas, que são as células de defesa, e isso vai fazer com que a pessoa com diabetes tenha mais infecções recorrentes, como infecções de pele, xomo aquelas feridinhas que demoram a cicatrizar.

8º sintoma da diabetes: dificuldade de cicatrização

A diabetes não diagnosticada ou não controlada,  dificulta o processo de cicatrização por que a hiperglicemia afeta  a atuação das células de tecido conjuntivo, chamada de fibroblastos, que são as que promovem a regeneração e fazem a síntese do colagénio que forma a nossa pele.  Além disso, quando existe muito açúcar no sangue, eles  se ligam a proteínas (glicação), e  torna estas proteínas disfuncionais. E  o colágeno, é  uma proteína.  Se a pessoa precisa de colágeno e ele está sendo danificado por essa constante hiperglicemia,  haverá é uma dificuldade de cicatrização.

9º sintoma da diabetes: coceira na pele

A coceira na pele pode ser sintoma de diabetes por que com a hiperglicemia alta, haverá  uma desidratação que deixa a a pele ficar mais ressecada,  descamativa  e também gera irritação e coceira. Se há pouca água no organismo,  ele prioriza os órgãos vitais e a pele fica em segundo plano.  A coceira e o ressecamento também acontecer  quando às células nervosas que estão  ligadas as glândulas sebáceas e sudoríparas são danificas pelo excesso de açúcar, no caso da diabetes avançada.

10º sintoma da  diabetes:  manchas escuras

Um  sintomas de diabetes são manchas escuras que se chamam acantose nigricans.   Elas aparecem nas dobras da pele e podem ser sintoma de resistência insulínica,  hiperglicemia intermedia, popularmente conhecida como pré diabetes  ou de diabetes.

 

Aproveite para compartilhar Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados