Janeiro branco alerta para a saúde emocional

Sumário

Chamar a atenção  para os temas da saúde mental e da saúde emocional nas vidas das pessoas.  Este é um dos objetivos do movimento Janeiro Branco. Com o tema “A vida pede equilíbrio!”, a 10ª edição incentiva ações, em espaços públicos e privados das cidades, que inspirem as pessoas  a refletirem sobre o assunto.  O  Janeiro Branco também visa chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas,  nacionais e internacionais, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos.

A escolha pelo mês de janeiro deve- se ao fato deste ser justamente o mês onde as pessoas, inspiradas por um  novo ano que se inicia,  se propõe a revisar o passado,  repensar seus propósitos e fazer mudanças de vida. Nesta decima edição o movimento chama a atenção ainda para a necessidade  de trabalhar pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais dos indivíduos .

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2022, revelam que quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.

 Na sua opinião do psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão, idealizador do movimento Janeiro Branco, “muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, podem ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da Saúde Mental”.   Uma estratégia simples,  por exemplo, é aprendermos a lidar com o fato de que a vida alterna momentos de alegria, dor, euforia, tédio,  sucesso e fracasso.  Dicas como esta  podem ser lidas nas peças de divulgação do  Janeiro Branco disponíveis gratuitamente para todos que desejarem apoiar o movimento. 

 

                                                                       janeiro branco

                                                                                   Foto: melissa-askew-tSlvoSZK77c-unsplash

 

Atividades do Janeiro Branco

Estão programadas palestras, panfletagens, caminhadas, entrevistas, rodas de conversa, oficinas terapêuticas e de tira-dúvidas sobre os temas “A Vida pede equilíbrio!”,  “bem-estar emocional” e “qualidade emocional de vida” em espaços públicos e privados.

No Rio de Janeiro (RJ), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no último dia do mês, será realizado o Seminário Janeiro Branco UERJ Pela Vida 2023.  Em São Paulo (SP), na Avenida Paulista, no dia 29/01/2023, a partir das 9:30h, será a vez da Caminhada Pela Saúde Mental.

 De acordo com a assessoria do movimento, além do Brasil, outros países já aderiram ao Janeiro Branco, como é o caso do Japão, do Cabo Verde, de Angola, de Portugal, da Espanha, da Colômbia e até mesmo da França, com registros de ações pela Saúde Mental   por ocasião do movimento. 

Como participar do do Janeiro Branco

Para saber mais sobre o Janeiro Branco ou aderir ao movimento, criado em 2014, pode acessar o site oficial da Campanha (www.janeirobranco.com.br). 

No site está disponível todo o material da campanha para quem deseja apoiar o projeto. Basta inserir dados de cadastro  e baixar conteúdos como banners, logo, cartazes, folhetos, posts para redes sociais, resumos para meios de comunicação.  Nas redes sociais sugere-se usar a hashtag  #janeirobranco2023 #avidapedeequilibrio

Além disso, é possível conversar com a equipe responsável pela Campanha e conhecer formas de se tornar “parceiro oficial” do Instituto Janeiro Branco, a ONG que nasceu para fortalecer o projeto.

 

  O

Aproveite para compartilhar Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados