Quiropraxia: conheça os tipos e benefícios

Sumário

A quiropraxia é uma forma de manipulação terapêutica que incide sobre a relação entre a coluna vertebral e o sistema nervoso. Baseia-se na filosofia de que, para se ter uma saúde equilibrada, os impulsos nervosos devem fluir pela coluna sem obstrução como se estivéssemos a conduzir um carro potente numa autoestrada sem obstáculos. 

Esses impulsos ficam obstruídos quando as vértebras da coluna não estão alinhadas devido a uma série de razões: má postura, doença,  lesão ou trauma. O quiropraxista, ou quiroprático, trabalha para realinhar a coluna com o objetivo de permitir  que os impulsos nervosos possam  fluir livremente.

Considerada uma das formas mais populares de medicina complementar, a quiropraxia se fundamenta no princípio de que o corpo tem capacidade de se auto-curar. Para o quiropraxista a coluna vertebral é o elemento mais importante do corpo e é responsável pelo equilíbrio músculo esquelético.  Ela serve como uma “via de comunicação”, através do qual o cérebro envia impulsos neurais ao corpo.

Costumo dizer  que  a coluna vertebral é uma autoestrada sem curvas e sem obstáculos. Portanto, se a coluna não estiver devidamente alinhada, o sistema de cura do corpo não poderá funcionar corretamente.  As técnicas de manipulação da coluna vertebral existem desde os tempos antigos, sendo usada há milhares de anos na China, Índia, Egito, Roma e Grécia e na América. Temos duas formas conhecidas de quiropraxia: a clássica e a inka. 

 

A quiropraxia acredita que o próprio corpo tem a capacidade de autocurar.
A quiropraxia é muito utilizada para escolioses, dor de costas, hérnia de disco, dor ciática, etc. Foto: Google

 Quiropraxia clássica

A quiropraxia clássica como existe hoje foi desenvolvida pelo canadense Daniel D. Palmer em 1895. Palmer acreditava que o ajuste da coluna poderia resultar em ganhos de saúde. Ele testou as suas teorias em seu zelador, um homem que ficou surdo depois de uma lesão nas costas. 

Após a manipulação de Palmer, o homem surdo, por 17 anos, pôde ouvir novamente. O termo “quiropraxia” foi cunhado há muitos anos e tem origem nas palavras gregas “quiro” que significa mão e “praxis” de praticar, ou seja, quiropraxia é a prática com as mãos.

Durante o século XX, a Quiropraxia tornou-se popular em toda a América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Hoje, é amplamente aceita por milhões de pessoas em todo o mundo como um tratamento para muitas patologias.

Quiropraxia Inka 

Os Incas, Maias, Astecas e os nativos americanos estavam cientes da importância do adequado alinhamento da coluna vertebral. Por isso, incorporaram a quiropraxia nas suas práticas de saúde. A  quiropraxia inka tem origem nos ancestrais Incas do Peru e das terras altas dos Andes.   Era  o método utilizado pelos médicos Incas para resolver os problemas da coluna vertebral e seus efeitos nocivos sobre o corpo. Os Incas foram um dos povos mais civilizados da América. Habitavam a região hoje ocupada pelo Equador, Peru, norte do Chile, oeste da Bolívia e noroeste da Argentina.

Os instrumentos da quiropraxia inka são milenares.

– Chiqanchay – uma espécie de almofada para abrir a coluna

– Jawina – bálsamo pós tratamento

– Liclla  (mantinha) – utilizada sobre a costas do paciente com função energética 

– Sanhuana – coberta para por na marquesa

Sem dúvida este conhecimento constitui uma arte passada de pais para filhos. É um legado dos antepassados, que por sua vez, já tinham conceitos importantes dos diversos segmentos da anatomia humana, bem como da fisiologia, ossos, articulações, ligamentos e músculos. Conheciam também as patologias e sabiam pela experiência ancestral como usar as suas mãos ou a quiropraxia para a restauração da saúde.

Hoje em dia, a quiropraxia inka  é uma alternativa para todos aqueles que sofrem males relacionados com a dor aguda ou crónica.  É muito utilizada para corrigir problemas como escolioses, dor de costas, hérnia de disco, dor ciática, etc.

Benefícios da Quiropraxia clássica e inka

A Quiropraxia é indicada para crianças, adultos e idosos e tanto a clássica quanto a inka traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo. 

Aumentar a flexibilidade e mobilidade articular
Tratar diversas patologias
Promover uma maior circulação sanguínea
Melhorar a oxigenação como um todo
Libertar aderências musculares
Trata dores agudas e crônicas

Contra indicações da Quiropraxia

Em algumas doenças, determinadas  técnicas usadas na Quiropraxia são contra indicadas, por exemplo: 

  • Hipermobilidade articular e circunstâncias em que a estabilidade da articulação é incerta;
  • Desmineralização severa do osso;
  • Tumores ósseos  (coluna);
  • Distúrbios hemorrágicos e terapia anticoagulante;

 

Diferenças entre a quiropraxia clássica e inka

Uma diferença comum entre a técnicas de Quiropraxia Inka e a Quiropraxia clássica  é a duração de cada  tratamento. Enquanto na quiropraxia clássica cada tratamento varia entre 30 a 40 minutos  na Quiropraxia Inka demora sempre acima de uma hora.  

Em relação às técnicas comparando a quiropraxia inka com a clássica, a diferença está nas  manobras. Na técnicas inkas as manobras são muito suaves,  mas ao mesmo tempo muito eficazes.  Já na quiropraxia inka não se aplicamo técnicas manipulativas que são aquelas que provocam os estalidos.  Na verdade, o trabalho incide sobre a fáscia, tecido conjuntivo que envolve o corpo.

Minha experiência com Quiropraxia Inka

Durante vários anos, pratiquei apenas Medicina Chinesa e Osteopatia clássica. Por natureza sou uma pessoa curiosa e estou sempre à procura de novas técnicas para ajudar os meus pacientes nas suas patologias.  Depois de muita pesquisa e consultas, descobri a Quiropraxia Inka, que me fascinou pela leveza e  eficácia nos resultados. Esta técnica funciona muito bem em grande parte das patologias músculo-esqueléticas. 

Depois de algumas buscas descobri no México, o Dr. César Arias que, posteriormente,  se tornou o meu mestre nesta área. Passei algumas semanas com ele conhecendo e estudando a Quiropraxia Inka, da teoria à prática. Ou seja, “colocando as mãos na massa”. Fui o primeiro profissional de saúde a trazer a técnica para a Europa. Hoje em toda a minha prática clínica, utilizo a Osteopatia junto a quiropraxia inka.  Trato muitos problemas articulares, músculo-esqueléticos e até emocionais através destas técnicas. Os meus pacientes ficam muito satisfeitos com os resultados.  Esta técnica pode ser aplicada em qualquer idade, mesmo em pessoas com osteoporose leve, com o devido cuidado. 

 

Sobre o autor: Almiro Ferreira é graduado  em Medicina Tradicional Chinesa e Osteopatia. Possui formação complementar em Ozonoterapia (Cuba) e Quiropraxia Inka (México). Realiza consultas presenciais em online. E-mail: almiro.ferreira@gmail.com

Referências:

Bergmann, Thomas F., and David H. Peterson. Chiropractic Technique-E-Book. Elsevier Health Sciences, 2010.

Haldeman, Scott, David Chapman-Smith, and Donald M. Petersen, eds. Guidelines for chiropractic quality assurance and practice parameters: proceedings of the Mercy Center Consensus Conference. Jones & Bartlett Learning, 2004.

Gatterman, Meridel I. Foundations of chiropractic: subluxation. Elsevier Health Sciences, 2005.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aproveite para compartilhar Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados